sábado, 28 de agosto de 2010

Palavras


Eu tenho falado de vários assuntos, no entanto o comportamento humano dentro do olhar de como a vida se apresenta, é o que eu tenho procurado expressar em resumo de palavras.
Eu sempre tenho procurado ser o mas sincero possível dentro do que eu estou me propondo a escrever, não escrevo para agradar e sim para relatar fatos que possam a vir contribuir de alguma forma. 
No sentido das palavras tenho procurado exercer a função de esclarecimentos e dar as palavras um papel que possam desempenhar com limite o entendimento formado por cada pessoa.
Pode ser observado de vários formas como as palavras conduzem as nossas vidas, mostrando qual um caminho a seguir e de que forma as palavras podem nos influenciar.
Antes de se escrever algo deve ser pensando se é da sua vontade, ou está tentando modificar a sua verdade.
Temos como exemplo a mídia que tem uma influência direta sobre as pessoas, muita das vezes até negativa. É muito importante que as palavras venham por meios reais, sendo assim um descomplicador e que possam aplicar a sua função. As palavras são a faculdade pela a qual vivemos segundo a sua justiça. 
Seja como for o seu estilo de vida, a sua conduta em relação ao seu comportamento sempre estará relacionado com as palavras. O sucesso, o equilíbrio, a paz e o amor a esperança te levam a uma vida de acordo com o que você acredita.
Seja você um desbravador das palavras, uso esta força para ultrapassar os limites da vida.
Acredite.

Deixa para Tras


Tenho notado que as pessoas têm falado mais das suas vidas, dos seus problemas e até tem orgulho de contar as suas histórias. O grande barato da vida é olhar para trás e não sentir que a vida passou. 
O que você precisa é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o aqui e agora!
Claro que a vida prega peça.
É lógica que a vida não é uma festa, as coisas acontecem, o pneu fura, chove demais, ou na chove NE? é o projeto que não deu certo, enfim muitas coisas podem dar errada, mas pensa só: se na vida fosse só gargalhar, ai sim não teria graça. São as conquistas que nos fazem gargalhar depois.
Tem sentido ficar irritado durante o dia todo por causa de coisas banais, porque ficou preso no engarrafamento, o almoço no restaurante não estava do seu agrado, a reunião com o chefe que se prolongou mais do que devia. Agora depois de tantos desencontros você tem motivo de sobra para correr atrás e avançar em rumo à conquista que deseja e se por acaso hoje não foi um bom dia amanhã será.
Às vezes se espera demais das pessoas. Esperamos demais de nós mesmo. Isso é normal.
As mudanças acontecem, mas o homem continua cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e daí? Fazer o quê?
Tudo isso faz parte da vida.
Se permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes. Somos fracos, imperfeitos, mas podemos melhorar.
Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
Devemos fazer o bem, sem olhar a quem.
Seja você alguém que busca todos os dias melhorar, um desbravador das dificuldades.

Beleza e Graça


Romanos 8: 17 - "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados".

Certo homem simples, com muita saudade de sua terra natal, distante, vendeu tudo o que possuía e com o dinheiro que conseguiu comprou uma passagem de navio para a viagem, de regresso, tão sonhada.
Qual não foi sua surpresa quando descobriu que seu dinheiro era suficiente apenas para a passagem. Embarcou muito apreensivo, pois sabia que a viagem demoraria vários dias e esse tempo à bordo ser-lhe-ia de grande sacrifico, visto não ter sobrado dinheiro para se alimentar e desfrutar do que o navio possuía, pensava ele.
Treze dias se passaram sem que aquele passageiro tivesse feito uma refeição, dormido em um dos camarotes ou desfrutado de qualquer dependência do navio. Cansado, desnutrido, tremendamente debilitado, dirigiu-se ao comandante, expôs sua situação e implorou por uma refeição. Surpreso, o comandante do navio explicou-lhe que quando alguém compra uma passagem tem garantido tudo o que o barco oferece,  além da própria viagem!
Eu li essa história numa folhinha de calendário, amarelada pelo tempo, mas me chamou a atenção a semelhança com nossa vida de filhos de Deus.
O apóstolo Paulo diz no versículo citado acima, que somos herdeiros juntamente com Jesus, como filhos, do próprio Deus. Isso significa dizer que temos à disposição tudo o que isso representa. Desta forma, podemos ter certeza que nossa vida não será apenas de sacrifícios e tristezas, pois se sofremos com Cristo também seremos glorificados e isso quer dizer que teremos vitórias, alegrias e paz, entre outras coisas.
Para desfrutar de tudo o que nos é garantido pela nossa filiação com Deus, é preciso conhecer e aprender a desfrutar as bênçãos prometidas! Ficar na ignorância pode fazer com que passemos fome, sede e deixemos de usufruir o pão da vida e a água cristalina que o Senhor nos garantiu pela nossa adesão ao seu plano de redenção, o sacrifício de Jesus por todos nós!



Clame




Jeremias 33:3 - Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que ainda não sabes

Apenas um sussurro

Era quase três da manhã, perdi o sono, ligo a TV na esperança que Deus falasse comigo, nada me chamava à atenção, eu já estava quase decorando aquelas pregações. Resolvi sentar em minha poltrona e pegar um livro para eu ler. Ao discorrer o livro, ele relatava exatamente o que eu estava vivendo, só faltava estar ali o meu nome. Sobressaltado, pasmei. Eu não senti emoção muito forte ou coração acelerado, mas vi, mesmo sem perceber, o Espírito de Deus me fez levantar, guiou-me até aquelas palavras que me edificaram. E esse mesmo Espírito quer te levar a sentir que Ele também está te vendo. Ele sabe cada detalhe do que está acontecendo com você, independemente do que falam ou pensam de você. Deus está vendo tudo o que está acontecendo com você. Ele diz: Hei, estou aqui, olhe para mim, fale comigo, quero te ajudar, quero te ouvir, encoste aqui no meu ombro, quero te abraçar.
Se você está num lugar que não possa ajoelhar ou falar alto, clame, grite mesmo que seja só em espírito. Ele está te dizendo que quer mudar sua história.
Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que ainda não sabes (Jeremias 33:3). Quanto tempo você não lê a Bíblia? Deus quer falar com você.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jardim Suspenso





Os Jardins Suspensos da Babilônia foram uma das sete maravilhas do mundo antigo. É talvez uma das maravilhas relatadas sobre que menos se sabe. Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico foi encontrada, exceto um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água. Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor, para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média, um reino vizinho, e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. Chegava-se a eles por uma escada de mármore. Também chamados de Jardins Suspensos de Semiramis, foram construídos no século VI a.C., no sul da Mesopotâmia, na Babilônia. Os terraços foram construídos um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras. Dos jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo. Não se sabe quando foram destruídos. Suspeita-se que sua destruição tenha ocorrido na mesma época da destruição do palácio de Nabucodonosor, pois há boatos de que os jardins foram construídos sobre seu palácio.
Nabucodonosor - rei da Babilônia (630 a.C.?-562 a.C.). Durante seu governo a Babilônia atinge o auge de sua prosperidade e hegemonia, sendo conhecida como "Rainha da Ásia". Nabucodonosor II, filho do general Nabopolassar, fundador da dinastia caldéia, sobe ao trono em 605 a.C., depois da morte do pai. Transforma a cidade babilônica em centro cultural, comercial e financeiro do mundo antigo. A maior realização de seu reinado é um conjunto arquitetônico para proteger a cidade de invasões. Compreende a Torre de Babel, com 250 m de altura, os Jardins Suspensos e um canal de defesa ligando os rios Tigre e Eufrates, a 40 km da Babilônia, cercado por um muro em toda a sua extensão (o Muro dos Medas). Líder militar de grande energia e crueldade, aniquila os fenícios, derrota os egípcios e obtém a hegemonia no Oriente Médio. Estende o Império Babilônico até o Mar Mediterrâneo. Em 598 a.C., conquista Jerusalém e realiza a primeira deportação de judeus para a Mesopotâmia, episódio conhecido como "O Cativeiro da Babilônia". Com a sua morte e sem um sucessor com a mesma força, os babilônios caem diante dos exércitos persas, na noite de 5/6 de outubro de 539 a.C. pelo Rei Ciro da Pérsia, que desviou o curso do rio Eufrates para poder penetrar na cidade. Nessa noite, uma festa estava sendo dada em honra de Belsazar, Rei de Babilônia em exercício.

Sabedoria


“O que é aprendizagem? Uma jornada e um processo,
nunca um fim ou uma conclusão.
O que é um professor? Um guia, nunca uma sentinela ou
um ditador.
O que é uma descoberta? Um processo constante de
questionar as respostas e não de responder às
perguntas.
Qual é a meta? Mente aberta de modo que você possa ser
e nunca saídas fechadas de modo que você tenha que
fazer.
O que é um teste? Ser e tornar - se, não apenas lembrar e
revisar.
O que ensinamos? Indivíduos e não lições, estilos,
sistemas, métodos ou técnicas.
O que é uma escola? O que quer que façamos dela?
Onde é a escola? Em toda parte, não em uma sala de
quatro cantos ... mas onde quer que estejamos.
A todos que buscam o caminho.
Conhecimento vem de seu professor.
Sabedoria vem de seu interior.”

Coisas do coração



Coração sempre engana
O que sinto por ti tranquei em um baú 
Joguei a chave fora
Proibi-me de sentir tantas vezes o que senti

Pergunto-me se nasce para amar
Sim, nasce todos nascemos
Não era o momento, compreendo tua dor
Enxugaria suas lágrimas nas minhas

Cheguei a pensar em correr por verdes campos
Cair e olhar aquela imensidão do céu
Rever as estrelas e lembrar de ti
Que coisa patética sonhei

O baú foi fechado e jogado no oceano
Está tudo lá, nem me pertencem mais
Os caminhos foram desencontrados
Separados e te digo: Boa sorte!

sábado, 21 de agosto de 2010



Mais um ano de vida. Entrada em um novo ciclo. Adoro fazer aniversário e esse ano não foi diferente! Acho que a data do nosso nascimento representa muito para nossa existência e faz um bem enorme nos resguardarmos e meditarmos um pouco sobre nossos valores, analisarmos calmamente o que foi vivenciado nessa trajetória e traçar objetivos para novas etapas. Também é uma boa hora para nos desligarmos das coisas que passaram e que por algum motivo não são mais importantes para nós como uma vez elas já foram. Encerrar fases da vida e iniciar outras é uma das maneiras de nos libertarmos do que nos faz mal e de aprender com o que a vida nos mostra.

E cá estou, no meio de tantas mudanças, iniciando mais um período na minha vida e confiante para os novos desafios e surpresas que virão.

Felicidades pra mim... E sorte! E o principal Deus na minha Vida!! Sempre.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Perdão



Perdoar é um dos atos básicos da fé cristã, porém o perdoar vai além desse entendimento espiritual. Na verdade o perdão é necessário como um dos grandes benefícios ao nosso crescimento como pessoas no meio social.

Perdoar é um ato de amor, mas também é um atributo de Deus, já que Ele nos perdoa diariamente. E se amor e perdão eles sempre caminham juntos, eles se fazem necessários para nossas vidas. Embora não depende da nossa emoção ou da nossa vontade, é algo que está sobre a nossa vida.

Para que possamos ser benignos e compreensivos, devemos enxergar o perdoar como uma forma que pode nos levar a outro lugar, até para ter uma qualidade de vida com saúde com alegria e felicidade em viver
.
Estudos mostram que quem não perdoa vive infeliz e pode ter doenças, além de ter uma péssima qualidade de vida, mesmo que seja uma pessoa financeiramente realizada.
O dinheiro traz o conforto, mas o perdão traz paz e amor.
Perdoe faz bem pra você e para todos ao seu redor

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Amor x Paixão



No caminho da escola em uma conversa com alguns colegas uns 33 minutos  falamos sobre :Amor x Paixão dei a 1º aula que falei sobre Incas, Maias e Astecas e não aguentei passei atividades para meus alunos e tive que escrever o que estava na minha cabeça. Vamos lá:


A vida sem amor se desgoverna, caminha por trilhos silenciosos e confuso, vira um conflito, as vezes um nó, já não temos o mesmo olhar ou não se enxerga mais. 
A felicidade já é o resultado de um coração ardente como a brisa do ar que vai chegando, mesmo no horizonte distante, já brilha e devolve a esperança no libertar do amanhã.
Já a paixão é o amor que se desequilibra e nos envenena nos desejos da sensualidade. Ainda nos conduz a um ciúme enlouquecedor misturando nosso sentimento que se desvaira.
Já existência do amor eleva a alma, transforma o silêncio em música e viajamos por uma estrada longa sobre uma chama de luz que ilumina a vida e nos sentimos em um lugar seguro.
A importância do amor, é sentir o sorriso de novo, é transbordar a alegria em um sentimento de luz e tudo torna-se melhor.

Che Guevara

Che Guevara
Nasce Ernesto Guevara de La Serna, o menino asmático, o jovem despreocupado, o leitor ávido e aprendiz nato. O frio, a fome, a sede, eram apenas conseqüências, o  que valia era a descoberta, o sacrifício para ver o máximo que a natureza podia oferecer.

Nasce o  sentimento, não reconhecido de imediato, a injustiça contra o proletariado latino americano visto a olho nu pelo jovem Ernesto, a exploração tanto da terra como das carnes do povo latino, faz sonhador descobrir que tem uma missão e parte em busca de respostas.

Nasce o  médico parte em busca do que não vê, não entende, mas sabe que é preciso ir. Vê a revolução nua e crua, mas ainda é um feto, não tem forças, apenas assisti, algumas vezes com deleite, outras com indignação, mas é ali que reconhece a face do inimigo, não sabe como lutar, mas sabe contra quem lutar imperialismo.

Nasce o  revolucionário, implacável, insensível, justo e disciplinado, parece encontrar o caminho, não esta mais sozinho. Força, coragem, determinação, é a revolução, o ápice, vitória, é a semente lançada em solo fértil, sua missão cumprida, mas verdadeiro revolucionário é aquele que vai além, onde ninguém ousou.

Nasce o guerrilheiro, incansável, convicto, que doa seu sangue sem pedir nadas em troca, que entrega os pulmões asmáticos a revolução, buscando um amanha justo e igualitário. Deixa sua marca na frente dos protestos, no peito do rebelde, na esperança do amanhã, na vontade de quem não ousa. Cercado, morto, enterrado..




Em 8 de outubro cumpre-se o quadragésimo terceiro aniversário do assassinato de Che Guevara pelo exército boliviano. Após sua prisão, em 8 de outubro de 1967, foi executado friamente, por ordens da CIA. Seria ''muito perigoso'' mantê-lo vivo, pois poderia gerar ainda mais revoltas populares em todo o continente.

Decididamente, a contribuição de Che, por suas idéias e exemplo, não se resume a teses de estratégias militares ou de tomada de poder político. Nem devemos vê-lo como um super-homem que defendia todos os injustiçados e tampouco exorcizá-lo, reduzindo-o a um mito.

Analisando sua obra falada, escrita e vivida, podemos identificar em toda a trajetória um profundo humanismo. O ser humano era o centro de todas as suas preocupações. Isso pode-se ver no jovem Che, retratado de forma brilhante por Walter Salles no filme Diários de Motocicleta, até seus últimos dias nas montanhas da Bolívia, com o cuidado que tinha com seus companheiros de guerrilha.

A indignação contra qualquer injustiça social, em qualquer parte do mundo, escreveu ele a uma parente distante, seria o que mais o motivava a lutar. O espírito de sacrifício, não medindo esforços em quaisquer circunstâncias, não se resumiu às ações militares, mas também e sobre tudo no exemplo prático. Mesmo como ministro de Estado, dirigente da Revolução Cubana, fazia trabalho solidário na construção de moradias populares, no corte da cana, como um cidadão comum.





Se  queremos expressar como aspiramos que sejam os homens das futuras gerações, devemos dizer: que sejam como Che! Se queremos dizer como desejamos que nossos filhos sejam educados, devemos dizer sem hesitar: queremos que se eduquem no espírito de Che! Se  queremos um modelo de homem do futuro, de coração digo que esse modelo, sem uma só mancha em sua conduta, sem uma só mancha em sua atitudes, sem uma só mancha em sua atuação, esse modelo é Che! Se queremos expressar como desejamos que sejam nossos filhos, devemos dizer com todo o coração de veementes revolucionários: queremos que sejam como Che!





Alfabeto do Amigo

Olhem o que eu recebi de um amigo muito especial e resolvi Postar:




.ALFABETO DO AMIGO...

A ceita você como você é. B ota fé em você. C hama-o ao telefone só pra dizer oi. D á-lhe amor incondicional. E nsina-lhe o que sabe de bom. F az-lhe favores que os outros não fariam. G rava na memória bons momentos passados com você. H umor não lhe falta pra fazer você sorrir. I nterpreta com bondade tudo o que você diz. J amais o julga, esteja você certo ou errado. L ivra-o da solidão. M anda-lhe pensamentos de ternura e gratidão. N unca o deixa em abandono. O ferece ajuda quando vê sua necessidade. Perdoa e compreende suas falhas humanas. Q uer vê-lo sempre feliz. R i com você e chora quando você chora. S empre se faz presente nos momentos de aflição. T oma suas dores e evita que o maltratem. U m sorriso seu basta para fazê-lo feliz. V ence o inimigo invencível junto com você. X inga e briga por você. Z ela, enfim, pela jóia que você representa.

Ser Prospero





Ser próspero ou não independe apenas das suas conquistas materiais. Paz, justiça, saúde e amor, por exemplo, também constituem prosperidade.
Seja grato à vida. Agradeça todos os dias simplesmente por estar vivo. Agradeça pela família que tem. Agradeça pelos que lhe rodeiam! Agradeça, agradeça, agradeça.
Questione, pergunte. Quem não se informa, desaparece. As frases que abrem as portas do conhecimento: “Eu não sei”. “Gostaria de aprender”. Quem acha que sabe tudo se ilude e perde oportunidade de aprender sempre mais. Estude, estude, estude!
Tenha vontade de servir. Servir não é fazer pelo outro aquilo que ele pode fazer por si só. Servir é usar o seu talento único em prol dos demais.
Compartilhe. Ensine o pulo do gato e dará o salto da pantera. É o princípio da sincronicidade. Dar e receber. O semelhante atrai o semelhante. Se você é generoso, atrairá a generosidade.
Há, no entanto, alguns obstáculos à prosperidade. Ei-los:
1- Medo de mudar. “Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a tratar tudo como um prego”. Lembre-se que há muitas ferramentas. Sem falar que “só o que está morto não muda”.
2 – Medo do desconhecido. Por que ter medo do desconhecido? O que dá sabor à vida é driblar as dificuldades. A vida é cheia de mistérios. Desvende-os.
3 – Acomodação. Muitas pessoas tendem a repetir as experiências do passado. É preciso quebrar esse condicionamento. Até porque as situações da vida são mutáveis e, assim sendo, como esperar que a maneira de enfrentá-las seja a mesma?
4 – Limitações auto-impostas. “Nasci para fazer isso. É o destino”. Mentira! Você nasceu para fazer muitas coisas. Não se rotule. Pense que você pode fazer muito mais do que imagina que pode. Faça algo mais. Não se limite. Vá além.
5 – Fracassos anteriores. Não há fracassos! As pessoas prósperas dizem: “Eu vivi uma situação. Vi que não era boa para mim. Agora estou fazendo outra coisa…” No fim das contas você é o somatório das experiências que viveu, boas ou ruins. O que vale é ter vivido. Se deu errado, volte, recomece, mas nunca desista.
6 – Dificuldade em desaprender. Quando um conhecimento prévio não servir mais, desaprenda-o para poder aprender outro melhor e mais acertado. Atualize-se. “Para que o novo possa entrar precisamos remover tudo o que já se tornou superado”.
7 – Amigos. Aproxime-se dos amigos que realmente o amam e afaste-se daquelas pessoas que de você se aproximam de acordo com o que para elas você possa prover. Se quer manter a prosperidade, não se deixe contaminar pelo negativismo dos demais, dos falsos amigos. Compartilhe com os que o amam, o apóiam e o respeitam e acima de tudo que vibram com seu êxito e sucesso.
Quando enfrentar desafios pergunte a si mesmo:
- o que me falta para resolver o problema?
- alguém pode me ajudar nisso?
- o que posso fazer de diferente nessa situação?
- o que eu preciso mudar em mim para superar esse momento?
Por fim, lembre-se que o mais importante não é o que eu disse, mas sim o seu diálogo interior.

Madrugada



Como a vida é rica em detalhes... E eles fazem grande diferença nela.
Li algo sobre isso hoje, por acaso, e fiquei pensando nesses detalhes da vida.
São tantos. Na nossa rotina diária, tão corrida, a gente acaba nem reparando em tantas coisas aparentemente pequenas mas que às vezes é a maior beleza do dia. Como um sorriso que recebemos no ônibus de manhã, de um "bom dia" no trabalho, de uma gata cuidando dos seus filhotes, de um beijo de uma criança, do olhar de alguém especial, de uma gentileza recebida, do gosto daquele café feito de maneira especial mas, na pressa nem temos tempo de sentir seu aroma e sabor, daquela melodia do saxofonista da esquina que está todo o dia ali e acabamos por transformá-lo na paisagem urbana confusa, na noite silenciosa, no belo ato de sonhar...

E falando em sonhar, sempre fui de me gabar quanto a boas noites de sono. Me considero um bom dorminhoco, assim minha avó já dizia. Pois hoje percebi, no virar e revirar da cama, na cabeça que não desliga de tantos pensamentos que já eram 01:33h da manhã e eu, acordado e pensando sem parar.
De lembrar tantos detalhes da vida, esqueci um dos mais essenciais dela, o de dormir. Então vi escrever tudo o que estou pensando dessa madrugada e claro Postar no blog Ne? RS...

sábado, 7 de agosto de 2010

Lua Cheia



Hoje apreciei a lua da janela da minha casa, ela parecia tão perto, tão bela, ao mesmo tempo eu percebia que ela se distanciava. E meu coração pulsava forte com toda aquela beleza.
Que encanto tem a lua quando nos verdadeiramente olhamos para ela com ternura e não deixamos nos levar pelos os belos versos e prosas da lua dos namorados. ne? rs...


Fiquei na janela, por muito tempo, eu não tinha pressa, queria olhar ela se resplandecendo por traz daquelas casas. Ao mesmo tempo fiquei pensando, como nos desperdiçamos as coisas preciosas da vida.
Aquela lua a cada mês ela está ali, eu moro nesta casa há 20 anos e jamais tinha apreciado um momento como aquele. Era um momento exclusivo e o mais importante era saber usufruir e valorizar cada minuto.


Queria muito poder dividir aquele momento com todos vocês, então achei que deveria descrever o que senti.


O que aconteceu é que por um momento, tudo parou, era como se ao fazer parte daquele momento a minha alma se elevasse e eu senti paz.
Foi assim que aconteceu em uma noite na janela da minha casa. Ainda havia um silêncio que testemunhava a noite perfeita.

Transformando










Importante seria conseguirmos ver sempre as coisas da vida com clareza, envolvimento e sonhos. Muitas vezes estamos tão absortos nas nossas queixas, que esquecemos outros povos que nem sequer têm um bago de arroz para meter à boca!

Como somos mesquinhos e pequenos no pensar! Reclamamos de boca cheia, queixamos-nos de tudo e de todos. Estamos mais envolvidos com o nosso umbigo e sempre de cabeça em baixo que esquecemos que não podemos ter medo de saber, de conhecer, de aprender.Ser criativo dará assim tanto trabalho?Acho que não.

Penso que criar ideias é aquilo que o ser humano tem de mais belo! Ser solidário é também uma das características de homens e mulheres de fé. Por isso vou queixar-me menos e olhar mais para os outros e juntar-me a eles!

Ler e conhecer! O conhecimento é a abertura para o mundo, este, que o conhecemos e todos os outros, possíveis de existir!

E assim, transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência, torna-nos mais humanos mais perto uns dos outros , mais iguais, mais transparentes!
Transforme-se

Passeio de Bonde




Quando estive em Santos na casa da Vivi uma amiga de Ensino Médio  ela me levou para conhecer a cidade.  O melhor local para se começar um passeio pelo centro histórico é na praça Mauá, de onde sai o bonde turístico, um dos símbolos da revitalização do local. O passeio é rápido, dura cerca de 15 minutos, mas passa em frente a muitos dos pontos de interesse do centro. Os turistas são acompanhados por um guia que explica a história das principais construções históricas vistas durante o trajeto. Como não é permitido descer no meio do passeio, fica a critério do viajante refazer parte caminho do bonde a pé para observar com mais calma as antigas fachadas do centro (algumas já estão recuperadas, outras são apenas ruínas) O Passeio e muito bom e não e cansativo.

Santos e Sua História




A ilha de São Vicente era chamada Goaió, que significa "lugar de fornecimento de provisões". Ali os viajantes encontravam índios amistosos, com os quais trocavam mercadorias por alimentos. A parte da ilha onde surgiria Santos ficou conhecida como Enguaguaçu, termo que corresponde a "enseada grande".

Entre os fidalgos que acompanharam Martim Afonso de Sousa na fundação do povoado de São Vicente, em 1532, Brás Cubas foi um dos mais bem sucedidos. Sua plantação de cana-de-açúcar encontrou terra e clima favoráveis na região nordeste da ilha de São Vicente, onde se fixou com a família e os agregados.

Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) - Fundação de Santos - Bolsa Oficial do Café










Em 1535, as terras ocupadas por Brás Cubas formavam um núcleo à parte dentro da ilha; mas o ano em que foi construída a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos (1543) marcou oficialmente a fundação do povoado, conhecido apenas como Porto. Brás Cubas, em 1545 assume o cargo de Capitão-Mór. O nome definitivo, que daí se originou, surgiu em 1546, com a elevação à categoria de vila reconhecida por Carta Régia.

Através do porto, a vila recebia mercadorias de Portugal e enviava à metrópole os pães-de-açúcar produzidos no Engenho do Governador (depois chamado Engenho de São Jorge dos Erasmos). Vários outros engenhos estabeleceram-se com o passar dos anos em Santo Amaro, região continental limítrofe à ilha de São Vicente.

Embora pouco movimentado, o porto tornou-se o coração de Santos, enquanto São Vicente entrava numa fase de declínio.

O café foi, sem dúvida, o grande responsável pelo desenvolvimento das instalações portuárias e pelo progresso santista.

A estagnação de mais de duzentos anos foi superada com a construção dos canais sanitários e da estrada de ferro que ligou o porto ao continente. A 26 de janeiro de 1839, Santos passou à categoria de cidade. No ano de 1969 a autonomia política do município foi cassada, recuperando-a no dia 02 de agosto de 1983.