Nessas idas e vindas na Livraria Cultura estava na fila para pagar dois livros que tinha comprado, quando comecei a conversa com uma Juíza que me apresentou o Livro “O Segredo dos seus Olhos” comprei o Livro comecei a ler, na verdade uma leitura o tanto cansativa, comecei em Abril e terminei agora em Julho, mas o que realmente me fez terminar esse livro foi a sede de Justiça. Logo depois que terminei o Livro procurei o longa argentino do diretor Juan José Campanella, é marcante do começo ao fim. Vale a reflexão durante e após cada diálogo, citação ou atuação representada nas duas horas de filme. Que ganhou em 2010 o Oscar de melhor filme estrangeiro. E que foi fiel ao Livro.
A obra faz um balanço da Argentina às vésperas do início da ditadura militar, que manchou com sangue e dor a história deste país, provocando feridas que ainda não cicatrizaram. Em princípios da década de 70 o protagonista, Benjamín Chaparro, ocupa a posição de vice-secretário em um tribunal de instrução quando um assassinato brutal abala todos os funcionários de sua repartição.
Neste juizado de Buenos Aires ele vê chegar às suas mãos o caso de uma jovem esposa cruelmente morta após ser violentada; seu marido, completamente apaixonado, fica arrasado, e sua dor desperta a solidariedade de Benjamín. Determinado a encontrar e a castigar o criminoso, ele transcende os limites profissionais e se envolve pessoalmente com o caso.
Mas Benjamín não contava com as repercussões desta história na sua vida, principalmente na sua esfera emocional. Trinta anos depois, já aposentado, ele ainda guarda em sua memória as marcas das investigações realizadas no passado, e também o sentimento que tomou conta de seu coração naquela época, um laço que se confundiu com os próprios rumos da busca do culpado.
Benjamín é um homem obcecado pela verdade e pelos princípios da justiça; ele faz desta luta o próprio objetivo de sua vida. Passado tanto tempo, o protagonista é movido pelos fios da memória; é neste momento que ele percebe o quanto sua dedicação à sinceridade e à fidelidade transcende as fronteiras temporais e espaciais. O mesmo ardor que o mobilizava no passado é resgatado agora, quando ele decide criar um livro sobre o assunto.
Tudo que deseja é realizar um retrospecto e uma análise de sua existência, além de se libertar dos demônios do passado que ainda o assombram. Com esse objetivo ele retorna ao cenário das antigas investigações e esse resgate das lembranças o leva de volta aos pormenores do homicídio e aos momentos que antecederam a eclosão da ditadura militar na Argentina, contexto que contribuiu para as consequências de sua busca do criminoso.
Novamente Benjamín se encontra entre as águas revoltas do coração e a omissão diante de seu dever com relação à verdade. Em sua primeira publicação literária o autor revela as chagas infligidas pelo governo militar à nação argentina; ele retrata um povo submetido a terríveis pressões políticas. Neste contexto, um homem luta sozinho contra as injustiças e a intolerância dos governantes.
Leiam para descobrir o quanto esta História e intrigante e o quanto de impunidade dos assola. E o quanto precisamos de Justiça para Viver.
Segue o Trailer do Longa.
O Autor Eduardo Sacheri nasceu em 1967, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Ele se licenciou em História e até hoje dá aulas para o ensino médio e no sistema universitário.
Sua trajetória literária teve início nos anos noventa, no século passado. Em sua bibliografia constam quatro volumes de contos e dois romances, lançado igualmente na França, Alemanha e Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário