Em 1963, um desenhista argentino cria uma tira em quadrinhos para ser utilizada de forma publicitária nas vendas de eletrodomésticos de um empresa. Essa empresa, por sua vez, recusa o desenho. Essa é uma atitude que entrou para as “mancadas históricas”.
Estamos falando do surgimento de um dos personagens em quadrinhos mais conhecidos da América Latina: Mafalda. Criada por Quino - cujo nome verdadeiro é Joaquín Salvador Lavado -, essa personagem foi um sucesso durante décadas no mundo dos quadrinhos. Traduzida em diversas línguas (a primeira foi o italiano), é até hoje é uma personagem atual. Suas tiras de décadas atrás abordam assuntos que ainda são motivos de discussões. Como sempre, no Brasil tudo chega depois e só em 1981 temos a primeira publicação brasileira dessa figura pequenina e irreverente.
Mafalda possui uma legião de fãs até hoje - suas tiras pararam de ser publicadas em 1973. Vale a pena conferir e dar muitas risadas com essa personagem cativante. No livro Toda Mafalda - da primeira à última tira, publicação da editora Martins Fontes ( edição é de 1991) tem mais de 400 páginas do melhor humor em quadrinhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário