sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Adolf Hitler


Líder da Alemanha nazista (Braunau, Bohemia, 1889 - Berlim, 1945). O filho de uma alfândega austríaco, sua infância foi passada em sua juventude em Linz e Viena. A formação de Adolf Hitler era auto-limitada e, portanto, recebeu pouca educação. Em Viena (1907-1913) fracassou em sua vocação de pintor, como um vagabundo malvivió e viu seu preconceito racial na visão de um cosmopolita, multicultural cuja vitalidade intelectual e era completamente incompreensível.
  
Adolf Hitler

A partir deste período data o seu nacionalismo germânico conversão e anti-semitismo. Em 1913, Adolf Hitler fugiu do Império Austro-Húngaro para evitar o serviço militar, refugiou-se em Munique e ingressou no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18). A derrota fez entrar para a política, a defesa de uma ideologia de reação nacionalista, marcada pela rejeição do novo sistema democrático da República de Weimar, cujos políticos acusados ​​de ter traído a Alemanha a aceitar os termos de paz humilhantes do Tratado de Versalhes ( 1918).

De volta a Munique, Hitler se juntou a um partido de extrema direita pequena, que logo se tornou o principal líder e rebatizado como Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores Party (NSDAP). O partido foi declarado nacionalista, antipacifista anti-semita, anti, anti-socialista, anti-liberal, anti-democrático e anti-capitalista, embora o último componente de um revolucionário social seria logo esquecido, este conglomerado heterogéneo ideológica, principalmente negativos, alimentados com os temores das classes média alemã para as incertezas do mundo moderno. Influenciado pelo fascismo de Mussolini , este movimento adverso tanto aos actuais e qualquer tendência para o progresso, representado a resposta reacionária à crise do Estado liberal de que a guerra tinha acelerado.

Mas Hitler em breve para ouvir a sua propaganda. Em 1923 uma primeira tentativa falhada de tomada do poder a partir de Munique, apoiado pela milícia armada de Ludendorff (" Putsch Brewery "). Ele foi preso, julgado e preso, mas passou apenas um ano na prisão e meio, teve tempo para traduzir as suas bizarras idéias políticas em um livro chamado Mein Kampf e que desenhou o contorno da sua acção futura.

Re-lançado desde 1925, Hitler reconstituiu o NSDAP condução potenciais rivais e foi cercado por um grupo de fiéis colaboradores como Goering , Himmler e Goebbels . A profunda crise econômica desencadeada em 1929 e as dificuldades políticas da República de Weimar deu-lhe uma audiência crescente entre as legiões de desempregados e descontentes dispostos a ouvir a sua propaganda demagógica, envolta em parafernálias um desfile, bandeiras, hinos e uniformes.

Habilmente combinando luta política legal com o uso ilegal da violência nas ruas, os nacional-socialistas ou nazistas estavam ganhando peso eleitoral até que Hitler nunca tinha obtido maioria, o governo foi confiado pelo Presidente Hindenburg, em 1933.

A partir da Chancelaria, Hitler destruiu o regime constitucional e substituiu-o com uma ditadura de partido único baseado em seu poder pessoal. O Terceiro Reich foi assim criado um regime totalitário baseado no nacionalismo extremo e complexo de superioridade racial, sem qualquer base científica (com base em estereótipos que contrastam com a figura ridícula de Hitler).

Após a morte de Hindenburg , Hitler foi nomeado Fuhrer ou "líder" da Alemanha e foi empossado para o exército. A sangrenta repressão de dissidentes levaram à purga dos nazistas fileiras durante a "Noite das Facas Longas" (1934) eo estabelecimento de um controlo policial total da sociedade, enquanto a perseguição dos judeus, que começou com a racistas Leis de Nuremberg (1935) e do pogrom conhecido como o "Night of Broken Glass" (1938) culminou com o extermínio sistemático dos judeus europeus a partir de 1939 (a "Solução Final").
  
Hitler no final da guerra

Política externa de Hitler era a chave para sua restauração prometida da Alemanha, com base em desviar a atenção de um conflito interno a uma ação externa agressiva. Ele se alinhou com a ditadura fascista italiano, com o auxílio de falar Franco na Guerra Civil Espanhola (1936-39), o ensaio para a guerra mundial subseqüente, e completou suas alianças com a adição de aliança anti-soviética no Japão (Pacto Antikomintern, 1936) para formar o Eixo Berlim-Roma-Tóquio (1937).

Militarista Hitler convenceu a se rearmar o país começou a impor suas demandas à força (restauração do serviço militar obrigatório em 1935, remilitarização da Renânia, em 1936), e com ele reviveu a indústria alemã de desemprego, reduziu e quase vencer a depressão econômica levara ao poder.

Então, com base no pangermanista ideal, afirmou a união de todos os territórios de língua alemã, primeiro se retirou da Liga das Nações, os seus métodos de arbitragem pacífica (1933), em seguida, forçou o assassinato de Dollfuss (1934) e os Anschluss ou anexação da Áustria (1938), e, em seguida, invadiram a região dos Sudetas Checa e, depois de enganar a diplomacia ocidental prometendo não têm ambições mais (Conferência de Munique, 1938), ocupou o resto da Checoslováquia, dividida em duas e sofreu um protetorado ainda autorizados a tomar o território do Memel da Lituânia (1939).

Mas quando o conflito sobre o Cidade Livre de Danzig o levou a invadir a Polônia, França e Grã-Bretanha reagiu a Segunda Guerra Mundial estourou (1939-45). Hitler havia preparado suas forças para este grande confronto, que segundo ele permitiria a expansão da Alemanha para conseguir a hegemonia mundial (Hossbach Protocolo, 1937), antecipando o início da guerra havia reforçado sua aliança com a Itália (Pacto de Aço, 1939) e, acima de tudo, tinha celebrado um pacto de não agressão com a União Soviética (1939), concordando com Stalin a divisão da Polônia.

O exército moderno que tinha preparado era brilhantes vitórias em todas as frentes durante os primeiros anos da guerra com Hitler proprietário da maior parte da Europa através de uma 'blitzkrieg' ocupada Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Iugoslávia , na Grécia. (Enquanto a Itália, Espanha, Hungria, Roménia, Bulgária e Finlândia foram os seus aliados, e países como a Suécia ea Suíça declarou uma neutralidade benevolente).



Somente a Grã-Bretanha resistiu à tentativa de invasão (batalha aérea da Inglaterra, 1940-41), mas o destino de Hitler começou a mudar quando lançou a invasão da Rússia, respondendo tanto ao ideal básico anti-nazismo e do projecto para arrebatar " inferior "raça eslava este o" espaço vital "que sonhou para engrandecer Alemanha (1941). A partir da Batalha de Stalingrado (1943), o curso da guerra foi revertido e as forças soviéticas começou uma contra-ofensiva que não iria parar de tomar Berlim, em 1945, simultaneamente reabriu a frente ocidental, com a contribuição maciça de homens e armas de Estados Unidos (envolvido na guerra desde 1941), o que permitiu a invasão da Normandia (1944).

Derrotado e todos os seus projetos fracassaram, Hitler viu seus colaboradores começaram a abandoná-lo e da própria Alemanha foi destruída pelos exércitos aliados, em sua visão de mundo limitada não havia espaço para um compromisso ou rendição, então ele arrastou o país para catástrofe e suicídio eventualmente cometidas no bunker de Chancelaria em Berlim, onde se refugiara, depois de ter agitado o mundo com seu sonho de "raça" hegemonia mundial na Alemanha, que desencadeou uma guerra em escala planetária e genocídio sem sem precedentes nos campos de concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário