quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tempo...





Falta tempo... saudade no blog esse e o 2º Post de Abril. Mas falta tempo mesmo sei que sim mas as coisas andam todas no automático. Vamos rever isso.
Quantas vezes ouvimos ou falamos Nossa já estamos no fim do mês de abril, daqui a pouco estamos no meio do ano, já, já é Natal e depois 2013...
O tempo está passando muito rápido.
Ou será que andamos levando nossas vidas de forma muito inconsciente?
No nosso inconsciente é onde fica nossos atos mecânicos, onde não implica os sentimentos. Os sentimentos estão ligados ao nosso consciente.
Ou seja, quanto mais colocamos nossa vida, nosso dia a dia no piloto automático, estamos vivendo de forma inconsciente, deixando de lado nossas emoções, nossos sentimentos.
Por exemplo, preparar um almoço, quando fazemos isso de forma automática, o arroz precisa de água e sal para ser cozido, a carne de tal e tal tempero, quando finalizamos realmente parece que não nos percebemos nesse momento, não nos percebemos preparando o almoço. Tanto que muitas vezes nos vemos no seguinte impasse: coloquei ou não coloquei sal no arroz? Ops...
O que acontece muito comigo e não me perceber em um determinado trajeto do meu dia a dia,  perceber  que preciso ir a tal farmácia em tal rua, quando eu chego lá me dá um estalo e eu penso: nossa! cheguei até aqui e não me recordo de como percorri o trajeto, se eu prestei atenção no semáforo, se encontrei com alguém conhecido. Fazendo tudo isso de modo inconsciente.
Não parece que dessa forma estamos deixando de viver? Ligamos o piloto automático e pronto?
Por isso achamos que o tempo anda passando muito rápido, não estamos "sentindo" o tempo passar, estamos vivos porem não estamos vivendo, não estamos colocando emoções em nossas vidas, no nosso trabalho, em nossos relacionamentos.
A rotina é importante sim em nossas vidas, mas não devemos de deixar de colocar sentimentos nela como alegria, esperança, ânimo. Não podemos de deixar de nos envolvermos nesse viver. Assim nos sentiremos mais vivos e vamos sentir cada dia se passando, do início ao fim. Da mesma maneira que não acharemos mais que os dias estão passando muito acelerado.
Sei que essa tarefa não é descomplicado, até arrisco a dizer que agimos dessa forma com o intuito de nos tutelar, mais um dos nossos mecanismos de defesa, não me envolvo não corro o risco de me machucar mas não irei ter alegrias e as emoções que todo envolvimento nos traz.
 Tudo isso vai ao encontro  de muitos ensinamentos, que tanto falam da necessidade de estarmos presente, se eu estiver lavando louça perceber isso, prestar atenção na água, na quantidade de detergente que estou usando, se o prato ficou bem limpo ou não e não divagar nesse momento pelo contrário colocarmos toda nossa atenção, nosso consciente nesse momento e nessa tarefa.
Quem sabe assim não passaríamos a achar que o tempo passa na exata forma que deve passar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário