domingo, 23 de outubro de 2011

Redenção de Cã

Redenção de Cã, de Modesto Brocos.
Redenção de Cã, feito pelo espanhol Modesto Brocos y Gomes, em 1895. Ilustra a Influência do pensamento racista que prevalecia no período Imperialista.

A Redenção seria o branqueamento da raça, que faria os supostos descendentes de Cã adquirirem uma condição considerada superior. O racismo e evidente no quadro. E importante  ressaltar também a posição da mulher, sentada como uma conhecida representação da virgem Maria, com o menino Jesus no braços. A idéia de redenção, assim, é reforçada.

O quadro também serve para mostrar a pintura acadêmica figurativa e realista que se praticava no Brasil. Este assunto ainda é tabú entre nós, mas trata-se claramente de uma apologia a eugenia, pois não posso (ou tenho dificuldade para)concebê-lo como uma crítica social como intenção deliberada do autor da obra. O embranquecimento do Brasil passou a ser uma meta do governo e da sociedade que importava da Europa trabalhadores, principalmente na Alemanha e Norte da Itália, como uma forma de mitigar a grande 'mancha negra' como dizia Nabuco, por isso a senhora negra está tão agradecida. Ela se considera uma vitoriosa, pois ao cabo da segunda geração, conseguiu 'melhorar' sua raça (sic) o que nos remete a uma infeliz, mesmo triste constatação de como os próprios negros percebiam que o embranquecimento que afinal lhes garantiriam ascender a um lugar que jamais chegariam socialmente devido a cor da pele. Essa realidade cruel se reproduz até hoje no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário