Como Professor de História e Filosofia eu dou mas aulas de Filo, mas esse ano estou com dois 1ºEM
O quanto me alegro ,porque amo História. Para alguns alunos que não conseguem e também para os que conseguem entender o livro Didático ai vai uma ajuda sobre a Reforma Protestante em uma forma bem clara.
Durante toda a Idade Média, Igreja Católica foi a instituição mais poderosa, ela ditava” o que a pessoas deveriam fazer e as “ordens de Deus”, porém começaram a surgir pessoas que questionavam essas ordens, esse período de questionamento foi marcado pela criação de novas igrejas e recebe o nome Reforma Protestante.
Para se entender os motivos das reformas, devemos dar uma olhada na questão de poder da Igreja, primeiro sabemos que ela acumulou muitos poderes e dinheiro, e a que fim leva dinheiro somado a poder? Leva a corrupção, claro, e foi isso que de fato houve, grande parte do clero havia se corrompido, só que atente que nem todos os integrantes do clero se corromperam havia sim, bispos e padres que se indignavam com tamanha a falta de caráter e ética, outro fato que também revoltava era a venda de indulgências, que eram o perdão de Deus pelos pecados cometidos aqui na terra. Havia até a venda de pedaços da Cruz de Jesus, fato este que outrora Erasmo de Rosterdã escreveu que “Se juntassem todos os pedaços “verdadeiros” que a igreja vende da cruz de Jesus daria para se fazer um navio inteiro”. O pior de tudo é que quem ousasse críticas essas ações da Igreja era excomungado, só que o tempo mudava e começaram a surgir as reformas protestantes que foram:
* Reforma Luterana: Que surgiu na Alemanha liderada pelo monge Martinho Lutero, foi a primeira e bem sucedida, para que pudesse divulgar suas idéias, Lutero elaborou teses e as fixou na porta de uma importante Igreja. Lutero obteve grande apoio dos príncipes feudais.
* Reforma Calvinista:que foi criada por João Calvino e se deu na Suíça, Calvino defendia a predestinação, ou seja, ele dizia que desde que nós nascemos já estamos predestinados por Deus.
* Igreja Anglicana:Criada pelo Rei Henrique VIII, ela nasceu do rompimento do rei da Inglaterra com o Papa que se recusou a anular seu casamento com Catarina de Aragão que era sobrinha de Carlos V, rei da Espanha, só que atente que o casamento entre Catarina e Henrique era mais do que uma união matrimonial era uma união política, então o fim do casamento representaria o fim dessa união política. Com a criação da Igreja Anglicana, seus seguidores deixavam de obedecer ao papa, para obedecer aos rei da Inglaterra.
Bom, claro que a Igreja tomou providencias para não perder fieis, uma delas foi o Concilio de Trento, que tomou algumas medidas que fez uma faxina no clero, os padres corruptos foram afastados e acabou a venda das indulgencias, eles também revigoraram o Tribunal de Inquisição que era formado por padres que julgava as pessoas que eram acusadas de heresias, e esses suspeitos eram interrogados e pregos e eram torturados até que confessassem e criaram o Índex, que era uma lista quede proibição de alguns livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário