Hoje fui a Livraria Cultura só para comprar dois livros “501 Grandes Artistas” e “501 Grandes Escritores”. Uma pequena lista dos melhores escritores de todos os tempos, aqueles que fizeram nome e grandes obras literárias. O livro é organizado por ano, e vai de Homero até os dias atuais. São autores de diversos países, concepções literárias desde romance até policial e filosofia.
A obra é ótima como referencia para aqueles que gostam de literatura e querem conhecer um pouco mais dos seus autores preferidos, para aqueles que querem descobrir novos autores ou até estudantes que precisam de uma melhor referencia bibliográfica para seus trabalhos.
Cada autor tem sua biografia, data de nascimento, gênero literário que se enquadra curiosidades e lista das principais obras literárias (quer elas estejam publicadas em português ou não).
No Brasil somente três autores conseguiram entrar para a pequena e seleta lista – Machado de Assis, Jorge Amado e Paulo Coelho – mas para não deixar os brasileiros tristes ou sem referência de literatura da nossa terrinha, foi incluída uma parte especial com mais 24 autores brasileiros. Lista, aliás, muito bem escolhida, com nomes como Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Clarice Lispector e outros com peso igual ou superior.
Para quem gosta de literatura, quer saber mais sobre autores e conhecer melhor os clássicos, 501 grandes é uma obra indispensável.
Autor: PATRICK, JULIAN
Tradutor: ALMEIDA, LIVIA
Tradutor: JORGENSEN JUNIOR, PEDRO
Editora: ARQUEIRO - MCPM
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA
Este livro revela fatos sobre a vida dos artistas, bem como informações relativas às suas obra-primas e as influências que exerceram na época e nas sociedades em que viveram.
Organizado em ordem cronológica e ilustrado com mais de 600 reproduções de pinturas, fotos de esculturas e instalações, além de retratos dos próprios artistas, esta obra traz análises de profissionais conceiturados sobre obras representativas de todos os estilos - desde a pintura de paisagens chinesas do século I às avançadas manifestações da arte contemporânea, passando pelas artes bizantina, gótica, renascentista, pelo impressionismo, o surrealismo, o cubismo, a fotocolagem, a arte perfomática, a videoarte e as instalações.
No intuito de ampliar a diversidade dos perfis biografados e contemplar também a produção artistíca brasileira, foram incluídos 25 artistas que se destacaram no cenário nacional, entre os quais Aleijadinho, Portinari, Arthur Bispo do Rosário e Beatriz Milhazes, além de Hélio Oiticica e Vik Muniz, que já constavam da edição original inglesa.
Autor: FARTHING, STEPHEN
Idioma: PORTUGUES
Editora: ARQUEIRO - MCPM
Assunto: ARTES - TEORIA E HISTÓRIA
Edição: 1ª
Ano: 2010**Leitura Garantida para o Feriadão! Eu recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário