terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.  Esta data foi instituída para fazermos uma  reflexão em relação ao papel e responsabilidade de cada um de nós na preservação deste recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.
O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido?
A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”.

Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.

Para nos ajudar nessa reflexão, temos a exposição “Água na Oca” no qual fui com meus alunos do CACLI do 7º Ano.  Uma exposição que trata da profunda relação da água com o imaginário humano e de sua condição de patrimônio material da humanidade, contando com  aquários reais e virtuais, fotografias, instalações e obras de arte que revelam a importância da água para o planeta em uma megaexposição de 8.000 m², até o dia 8 de maio, no pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Use água conscientemente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário