domingo, 6 de março de 2011

O Mundo de Sofia


Ontem quando estava a caminho de Cotia enfim: terminei de Ler O Mundo de Sofia do Autor Jostein Gaarder, escritor e filósofo norueguês, é especialista em escrever para crianças e adolescentes, falando de filosofia e incitando-os à curiosidade. Questionar-se sobre o mundo e sobre si mesmo é o que o autor busca entre as páginas de suas histórias! 

Seus personagens, são sempre crianças ou adolescentes comuns, sem nada de especial a princípio. À medida que a história avança, a personagem mergulha em um mundo de surpresas, e o leitor é levado a conhecer este mundo também, desvendando mistérios e tentando responder a questões essenciais à existência.

Em um de seus livros mais famosos, "O mundo de Sofia", Sofia Amundsen recebe uma carta anônima em que é questionada: "Quem é você?". O leitor é levado a pensar também sobre sua própria existência e aprendem no decorrer do livro que as respostas importam menos do que as perguntas. Questionar é que é fundamental! Sofia passa então a receber um curso de filosofia por correspondência e suas lições começam a despertar nela uma filósofa adormecida.

Há quem critique as obras de Gaarder, por achá-las simplificadas demais. Principalmente os acadêmicos, afirmam que não se pode resumir os pensamentos de grandes filósofos em duas ou três páginas. Mas eu creio que a grande sacada de Gaarder está justamente no fato de apresentar a filosofia aos jovens e crianças de uma forma agradável e interessante, ao ponto de despertar nelas a curiosidade de beber diretamente das fontes. Se um jovem que lê "O mundo de Sofia" ao término do livro se sente impelido a ler Sócrates, ou Platão ou Hegel, já tivemos uma grande conquista! Acho que o que os acadêmicos não entenderam, é que era esta a intenção do autor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário