domingo, 4 de julho de 2010

Festa

Sábado a noite e dia de festa como diz a galera, pois então depois de 20 anos que dançei ,Quadrilha, ontem foi o dia no qual matei a saudade. Me recordo quando tinha 7 anos e fui dançar em uma escola Municipal na qual eu estudava, foi uma sensação incrivel muito boa. uma festa caracterizado por danças, comidas típicas,  bandeirinhas, ...  Eram crianças apenas crinças sem maldade no coração e como nos divertimos. Mas os anos foram passando fui estudar em escolas Adventistas onde não há festas  ( Junina e Julina ) mas sim     festa do Homem-do-Campo  rs... me recordo daquelas mesas cheias de comidas , Golusemas como era      bom, mas não tinha a Quadrilha,  que vem no Brasil, durante o período regencial, a dança de quadrilha         causava grande frenesi entre a alta sociedade da época, principalmente com a vinda de orquestras de dança  Millet, Cavalier e Tolbecque. A dança se popularizou e aqui ganhou várias derivações como a “Quadrilha   Caipira” em Minas Gerais, o “Baile Sifilítico” na Bahia e o “Saruê” no Brasil.                                                
 Embora  seja uma festa Pagã aos meus olhos porque a origem da festa junina, sua história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha,tenham influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balões. O real sentindo ao meu ver e a confraternização. Ontem quando um aluno não poderia dançar eu entrei no seu lugar, dançamos por uns 30 minutos , uma sensaçõa incrivel na qual me recordei minha Infância. Volto a dizer não pelo que a festa representa mas sim  pela confraternização. Foram momentos otimos de muita alegria.                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário