terça-feira, 28 de setembro de 2010

Império Bizantino

  

Tanto no Império Romano quanto no Império Bizantino  vimos que para conter o avanço dos povos bárbaros o Império foi divido e dois, Império Romano do Ocidente tendo como capital Roma e Império Romano do Oriente tendo como capital Constantinopla, só que em 476 o Império Romano do Ocidente caiu e então o Império Romano do Oriente tornou-se centro da grande civilização bizantina durante mil anos!
O Império Bizantino teve o seu momento mais importante durante o governo de Justiniano, nesse governo ele conseguiu restaurar grande parte do Império Romano, ele também se utilizou das leis e idéias jurídicas que haviam sido criadas no Império Romano para que pudesse governar o Império Bizantino.
Como Constantinopla ficava em uma posição privilegiada, passavam-se muitas rotas comerciais entre os povos do Oriente e do Ocidente, com isso o fluxo de mercadores fez com que a cidade ficasse rica, com base nisso, Justiniano enviou exércitos para se conquistar diversos portos, com isso os bizantinos obtiveram o controle do Mar Mediterrâneo, claro que quem bancava essas conquistas eram os nobres que sempre eram beneficiados, e o povo que pagava pesados impostos nunca via nenhuma importância nisso.
Política e Religião
No Império Bizantino, o imperador era o chefe político e também o chefe da igreja católica, chamamos essa ligação do estado com a igreja de cesaropapismo.
Com medo de sofrer ataques dos povos inimigos, os imperadores organizaram dois tipos de defesa, primeiro criou um exército com camponeses que eram fieis ao estado e depois organizaram uma luta através de idéias, para isso os imperadores proibiram o culto de imagens, e sabe o que foi feito nas igrejas? Simplesmente as obras religiosas de artes foram arrancadas e destruídas! Esse movimento é chamado de iconoclasta.
Foi durante o Império Bizantino, mais especificamente em 1054 que ocorreu o que os historiadores chamam de o grande cisma da igreja católica, ou seja, a igreja católica se dividiu em duas: Igreja Católica Romana e Igreja Romana Ortodoxa, claro que elas não se dividirão da noite pro dia, digamos que elas já se estranhavam pelo fato de haver diferenças culturais, simples de entender, enquanto a do Ocidente era herdava culturalmente as origens romanas, a do Oriente herdava origens gregas, e ai eu lhe pergunto, qual cultura iria predominar?
O Império entra em decadência
Em 1453 Constantinopla foi tomada pelos turcos-otomanos, claro que o Império Bizantino não decaiu totalmente, como bem sabemos até hoje existe a Igreja Ortodoxa. Após a tomada de Constantinopla os bizantinos fugiram para a Itália. Enfim, esse foi o fim de um grandioso Império, talvez não só Bizantino, mais também Romano, até por que ambos eram um só.

2 comentários:

  1. ohh kd as cruzadas e a historia medieval??
    ^^ esse seu brog naum ta com nd em carlão!!
    kkkk
    bj

    ResponderExcluir
  2. ai prof naum achei as cruzadas nem a historia medieval e agor ??
    flw

    ResponderExcluir