sexta-feira, 10 de junho de 2011

Resenha como fazer?


A resenha é uma análise crítica de um texto escrito, geralmente, um livro. Há regras específicas para resenhas acadêmicas, daquelas que são publicadas em revistas especializadas e, embora as resenhas nos blogs sejam mais livres, algumas das regras para a resenha acadêmica podem e devem ser seguidas.
Uma definição maior de resenha aponta para o fato de que se trata de um estilo de composição textual em que se constrói relações entre as qualidades, linguísticas, de abordagem da temática textual, de desenvolvimento de personagens, consistência e coerência da narrativa, entre outros pontos que compõem as qualidades necessárias de uma obra, que são muitos e diversificados, dependendo inclusive do estilo do livro resenhado. É necessário, é primordial para falar a verdade, que sejam apontados na resenha aspectos considerados relevantes sobre a obra resenhada.
Quando se trata do segundo, terceiro, etc. livro de uma série, espera-se que a resenha contenha pelo menos alguns spoilers do(s) livro(s) anteriores, mas a regra de não-spoilers do livro resenhado continua valendo, sempre. Já que resenha é bem diferente de resumo e não deve ser uma “síntese” dos acontecimentos do livro.
Por ser uma “análise crítica”, a resenha deve expressar opiniões, embora muita gente discorde disso. Há sim que se expressar a opinião de quem leu o livro, mas ela não deve, de forma alguma, se limitar ao “gostei”, “amei” e coisas do gênero. O resenhista deve expressar sim sua opinião pessoal, assim como seus julgamentos em relação à obra resenhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário