segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ser Prospero





Ser próspero ou não independe apenas das suas conquistas materiais. Paz, justiça, saúde e amor, por exemplo, também constituem prosperidade.
Seja grato à vida. Agradeça todos os dias simplesmente por estar vivo. Agradeça pela família que tem. Agradeça pelos que lhe rodeiam! Agradeça, agradeça, agradeça.
Questione, pergunte. Quem não se informa, desaparece. As frases que abrem as portas do conhecimento: “Eu não sei”. “Gostaria de aprender”. Quem acha que sabe tudo se ilude e perde oportunidade de aprender sempre mais. Estude, estude, estude!
Tenha vontade de servir. Servir não é fazer pelo outro aquilo que ele pode fazer por si só. Servir é usar o seu talento único em prol dos demais.
Compartilhe. Ensine o pulo do gato e dará o salto da pantera. É o princípio da sincronicidade. Dar e receber. O semelhante atrai o semelhante. Se você é generoso, atrairá a generosidade.
Há, no entanto, alguns obstáculos à prosperidade. Ei-los:
1- Medo de mudar. “Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a tratar tudo como um prego”. Lembre-se que há muitas ferramentas. Sem falar que “só o que está morto não muda”.
2 – Medo do desconhecido. Por que ter medo do desconhecido? O que dá sabor à vida é driblar as dificuldades. A vida é cheia de mistérios. Desvende-os.
3 – Acomodação. Muitas pessoas tendem a repetir as experiências do passado. É preciso quebrar esse condicionamento. Até porque as situações da vida são mutáveis e, assim sendo, como esperar que a maneira de enfrentá-las seja a mesma?
4 – Limitações auto-impostas. “Nasci para fazer isso. É o destino”. Mentira! Você nasceu para fazer muitas coisas. Não se rotule. Pense que você pode fazer muito mais do que imagina que pode. Faça algo mais. Não se limite. Vá além.
5 – Fracassos anteriores. Não há fracassos! As pessoas prósperas dizem: “Eu vivi uma situação. Vi que não era boa para mim. Agora estou fazendo outra coisa…” No fim das contas você é o somatório das experiências que viveu, boas ou ruins. O que vale é ter vivido. Se deu errado, volte, recomece, mas nunca desista.
6 – Dificuldade em desaprender. Quando um conhecimento prévio não servir mais, desaprenda-o para poder aprender outro melhor e mais acertado. Atualize-se. “Para que o novo possa entrar precisamos remover tudo o que já se tornou superado”.
7 – Amigos. Aproxime-se dos amigos que realmente o amam e afaste-se daquelas pessoas que de você se aproximam de acordo com o que para elas você possa prover. Se quer manter a prosperidade, não se deixe contaminar pelo negativismo dos demais, dos falsos amigos. Compartilhe com os que o amam, o apóiam e o respeitam e acima de tudo que vibram com seu êxito e sucesso.
Quando enfrentar desafios pergunte a si mesmo:
- o que me falta para resolver o problema?
- alguém pode me ajudar nisso?
- o que posso fazer de diferente nessa situação?
- o que eu preciso mudar em mim para superar esse momento?
Por fim, lembre-se que o mais importante não é o que eu disse, mas sim o seu diálogo interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário