quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Al Qaeda

Al Qaeda ficou conhecida após o atentado de 11 de setembro.


Formado principalmente por muçulmanos e árabes, a organização Al Qaeda (a base, em árabe) foi criada nos anos 80 para defender o território do Afeganistão contra a ocupação das tropas russas que instauraram o regime socialista no país. 

Os Estados Unidos, que lideravam o bloco capitalista, forneciam ajuda financeira à organização para expulsar as tropas. Sob a liderança de Bin Laden, a Al Qaeda passou a recrutar guerrilheiros muçulmanos para dar continuidade à luta armada.

O rompimento com os Estados Unidos aconteceu depois da invasão norte-americana à Arábia Saudita, durante a guerra contra o Iraque, nos anos 90.
Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita pelo governo e passou a investir em ataques organizados contra os Estados Unidos. Em 1998, a organização assumiu a autoria da explosão de duas embaixadas americanas na África oriental (224 mortos) e, em 2001, foi apontada como responsável pelo ataque aéreo que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, e parte do Pentágono, em Washington.

Um comentário:

  1. Política de moderação de comentários
    A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

    ResponderExcluir