segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pré-Conceito



Sim os preconceitos do passado são os mesmos do presente. Apesar da sociedade se modificar com o passar dos tempos, o preconceito continua “entranhado” na veia da sociedade, não de todos mais de alguns, mais o preconceito já é “bem antigo”, e para entendermos um pouco sobre isso é preciso “voltar no tempo”.
         A sociedade da pré-história era uma comunidade primitiva de igualdade, ou seja, tudo era de todos e não havia desigualdade social. Isso prevaleceu por milhares de anos, onde homens e mulheres tinham direitos iguais, nas comunidades o excedente (o que sobrava) era divido igualmente entre todos, porém com o passar dos anos a sociedade foi se modificando e surgiu a divisão do trabalho, talvez ai surgiu o preconceito contra a mulher, já que agora homens faziam um serviço e mulheres outro, basicamente os serviços das mulheres era ficar olhando os filhos e colher frutas. Porém chegou uma época em que o excedente passou a não ser mais divido e agora era acumulado, assim surge a desigualdade social.

         A escravidão é uma prática antiga, desde os tempos dos sumérios, os escravos eram prisioneiros de guerra. As guerras eram feitas para se conquistas terras e escravizar outros povos. Os escravos desde a antiguidade sempre foram a classe mais baixa da sociedade. Não há povo que não se tenha tido escravo, desde os Sumérios aos  Babilônios, dos Persas aos Gregos, dos Romanos aos povos Medievais. Com o escravismo surge o preconceito racial. Um exemplo interessante é o quadro do pintor inglês Edwin Long (1885) onde há no centro uma mulher da “nata da sociedade” egípcia e ao seu lado uma escravo, o quadro seria normal se não fosse pelo simples fato de que sabemos que os egípcios não eram brancos.
         Outro tipo de preconceito é o “anti-semitas”, talvez um dos principais ligados ao nazismo, que tinha preconceito contra os Judeus. Também tempos a Xenofobia que nada mais é do que o preconceito contra os estrangeiros.
         Bom, porém conforme dito no início a sociedade vêm se modificando e isso ocorre sempre, basta vermos os direitos conquistados pelas mulheres, pelos negros, idosos, analfabetos, em geral pela população, porém isso não foi o bastante para que o preconceito acaba-se.


         O que será que nossos pais faziam quando estavam entre os seus 15 a 17 anos? Quais os movimentos que ocorreram em busca de novas ideais? Durante as ultimas décadas, surgiram diversos movimentos e lutas não só contra o preconceito mais também contra a liberdade, bem como: Movimentos Gay, Luta contra o apartheid (na África), lutas contra as ditaduras, basicamente todos os movimentos e lutas de algum modo direta ou indiretamente se relacionavam com os preconceitos.
         Mais e ai será que um dia o preconceito acabará definitivamente? Será que algum dia a sociedade viverá em perfeita paz? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário