terça-feira, 12 de outubro de 2010

Villa Lobos



Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Hoje depois de um super almoço com amigos fomos até a Saraiva e lá estava o livro que quero mas aos poucos estou lendo na Cultura, FNAC e Saraiva hoje comecei a ler sobre Heitor Villa Lobos, filho de um colaborador da Biblioteca Nacional e um jogador amador violoncelo, Heitor Villa-Lobos logo aprendeu as primeiras notas na idade de seis anos, ele ouvia a sua Tia Zizinha jogar o Cloves bem temperado (Cravo Bem Temperado). Enquanto nas ruas do Rio de Janeiro, grupos de Músicos amadores iria jogar em noites de festas.
 Assim, sua vida musical em sua juventude iria oscilar entre Bach e serenatas de chorões. Quando ele perdeu o pai na idade de 12 anos, ele decidiu aprender a tocar violão e cavaquinho (uma espécie de banjo) por conta própria.
Aos 18 anos, contra os desejos de sua mãe, que queria que ele fosse um médico, ele se juntou com os chorões. Como um músico itinerante, ele foi para Espírito Santo, Bahia e Pernambuco. De volta ao Rio, ele se inscreveu para o Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, mas se sentia "mais prazer em absorver o folclore que passaram por suas janelas, em vez de ouvir os argumentos longo dos palestrantes".
Depois de uma nova viagem, para o Norte eo Nordeste do país, onde arrecadou mais de um milhar de temas que ele iria usar em seus trabalhos, ele completou a sua formação, dedicando-se ao estudo dos grandes mestres e também tratados sobre harmonia e orquestração. Ele casou-se com o pianista Lucília Guimarães, jogou o violoncelo nas orquestras dos teatros e também compôs suites sobre temas da infância brasileira.

A 1915 anos mostrou o início da apresentação oficial no Rio de Janeiro, Villa-Lobos como compositor. Sua música trouxe a ira dos tradicionalistas. Em 1922, com a sua Africano Dança (Danças Africanas), ele teria voltado para o público chocado da Semana de Arte Moderna e compôs duas sinfonias encomendado pelo Governo. No ano seguinte, Villa-Lobos partiu para a França, não para estudar ou aperfeiçoar o conhecimento, mas para conquistar, levando em sua bagagem os seus trabalhos completos, já composta.
Cinco anos mais tarde, ele voltaria para a Europa com o bastão na mão, para conduzir principais orquestras do continente e apresentar os choros para o mundo, como também as serenatas, a Missa de São Sebastião. Villa-Lobos estava preocupado com a falta de atenção dada à música nas escolas brasileiras, e acabou apresentando o revolucionário plano de Educação Musical para o Governo de São Paulo.
Após dois anos de trabalho, o compositor da Bachianas Brasileiras foi convidado por Anísio Teixeira para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística, que iria introduzir o ensino da Música e Canto Coral nas escolas.
Com o apoio do então presidente Getúlio Vargas, organizou reuniões grandioise Orfeônico que por vezes se reuniram, sob sua condução, até 40 mil alunos da escola. Ele deu a sua primeira apresentação nos Estados Unidos em 1944. Nos anos seguintes, já casado com a Mindinha, ele passou inúmeras turnês, onde regeu e gravou suas obras, recebeu homenagens e encomendas também para novas pontuações, bem como ter contato com alguns grandes nomes da música americana, completando assim a sua ciclo de fama internacional.

Um comentário:

  1. Política de moderação de comentários
    A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

    ResponderExcluir